Estagiários de jornalismo reclamam a não regulamentação do estágio

assessoria5.jpg

O estágio em jornalismo é oficialmente proibido por lei desde 1978, porém, é praticado por estudantes. O que na maioria das vezes acontece são contratos de estágios como sendo de Comunicação Social, que a faculdade também assina.

A estudante de jornalismo Débora Sanchez relata indignada, que trabalhou no período de cinco meses em uma assessoria de imprensa com a promessa de que em três meses seria efetivada e teria sua carteira assinada. O tempo passou e ela não foi efetivada, nem deixou de ser uma mera auxiliar de escritório. “Durante todo o tempo que estive lá, não escrevi nem um release”, conta.

O maior problema da não regulamentação do estágio é que, na maioria das vezes, as empresas que mantém esses estudantes não oficializam sua permanência na empresa nem como ocupante de outro cargo. Eles acabam servindo para o mercado como mão-de-obra qualificada e barata. Os profissionais que lutaram para que a lei de proibição fosse aprovada tinham a intenção de preservar o lugar daqueles que estavam perdendo espaço para os estudantes nas redações.

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) historicamente defende a regulamentação do estágio nos congressos da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), mas tem sido derrotado. Porém, já há sinais de mudanças neste cenário. Em setembro de 1999, depois de consecutivas reuniões entre jornalistas, professores, estudantes e empresários, foi formada a Comissão Estadual de Qualidade de Ensino, em São Paulo (SP). Um dos principais objetivos do grupo coordenados pelo SJSP é provar que convivência entre estudantes e profissionais nas redações pode acontecer sem que ninguém saia prejudicado.

Atualmente existem estudantes que trabalham registrados, porém é necessário uma supervisão. O universitário precisa ser acompanhado durante suas 05 horas de trabalho por um jornalista formado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: