Jornalismo Sustentável

matthew shirts

Mateus é um californiano que veio ao Brasil para um intercâmbio e acabou por se instalar definitivamente abaixo da linha do Equador. Democrata e bem-humorado, não consegue esconder o sotaque ao conversar com nossa equipe, e pelo visto não é este o seu único traço que chama a atenção.

Ele esteve presente na semana de palestras do 2º Prêmio Banco Real Jovem Jornalista, em conjunto com a Semana Estado de Jornalismo, para falar sobre desenvolvimento sustentável e os novos rumos do jornalismo em relação a este aspecto que a cada dia invade os noticiários nacionais e internacionais.

Matthew Shirts (ou simplesmente Mateus) é redator-chefe da revista National Geographic Brasil, e também escreve uma coluna todas as segundas-feiras no jornal O Estado de S. Paulo, dentro do Caderno 2. Em nosso bate-papo ele falou sobre o etanol como oportunidade para o Brasil, sobre a “febre verde” que virou moda entre as empresas, o aquecimento global e como a NG trabalha com a conscientização acerca dos problemas ambientais que o planeta vem enfrentando.

Assistam o vídeo e confiram a entrevista feita por Guilherme Prado e gravada por Sarah Piasentin. Foto acima: Sarah Piasentin

Anúncios

3 Respostas

  1. Eu estava lá!!! =D
    Gostei demais do debate daquele dia, principalmente por Matthew Shirts ter participado. Além de muito inteligente ele também é divertido!

    Falando em “febre verde”, lembro um comentário que ele fez a respeito das empresas que andam investindo na preservação do meio ambiente, tentando passar a imagem de “bom samaritano”. As pessoas ficam até comovidas com a precupação destas empresas e acabam esquecendo daquelas que sempre estiveram envolvidas nessa causa. Essa onda de “vamos preservar o mundo” parece estar se tornando uma jogada de Marketing… infelizmente =/

    Só mais um comentário (e prometo que é o último, pois me empolguei aqui… heheh), vocês falaram no vídeo a respeito de países que negam estarmos vivendo um aquecimento global, eu discordo. Acredito que líderes de países devem, acima de tudo, manterem-se informados sobre o que acontece tanto em seu país quanto no mundo (com exeção de alguns companheiros!), incluindo a situação ambiental.
    Existem algumas pessoas que desacreditam e continuam prejudicando o que já está mais que prejudicado, o planeta Terra, mas não há países que negam esta situação.
    Cansei de encontrar pessoas dizendo que é tudo um exagero e, pior ainda, afirmando que uma ação solitária delas não fará nenhuma diferença. E isso me revolta muito, mas é uma outra discussão xD

    Depois de um extenso comentário quero aproveitar e dizer que gostei muito do blog de vocês, e passarei sempre por aqui!
    Beijinhos a todos! ;*

  2. Ola Eliane Terrataca, só para constar existem sim paises que negam a existencia do aquecimento global. Entre eles estão o EUA, a China e a India.
    Gostei muito do seu comentário, muito obrigado por deixar sua opnião.
    Não deixe de acessar sempre
    Bejos

  3. Ele realmente é uma figura. Muito simpático. E você não fica atrás.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: