A orquestra precisa funcionar

Quatro dias antes do fechamento da edição de outubro da Revista Imprensa, o Blog Foca em Foco visitou o periódico, em São Paulo (SP). Lá, Pedro Venceslau, editor executivo do veículo, nos contou como é a rotina da redação, que, apenas à primeira vista, parece tranqüila. 

A equipe contabiliza exatamente seis pessoas: os repórteres Angélica Pinheiro e Marlon Maciel, as estagiárias Ana Ignácio e Karina Padial, o assistente de arte Marcial Balbás e Pedro Venceslau, o Editor. Porém, são inúmeros os colaboradores que, entre colunistas e corpo dirigente, somam… quantos mesmo Pedro?

“Temos um banco de frilas volumoso, com correspondentes em Brasília, Rio de Janeiro, Madri e Paris, por exemplo”. Imprensa conta com colunistas como José Marques de Melo, presidente da INTERCOM, Paulo Nassar, presidente da ABERJE, e o polêmico professor Fernando Jorge.

“Funcionamos como uma orquestra e em uma seqüência cíclica: pautar, apurar, escrever, revisar, diagramar, publicar, pautar… e assim por diante”, complementa Venceslau.

Paralelamente a redação da revista, está instalada a equipe do Portal Imprensa, regida pela editora Thaís Naldoni. O grupo, formado por uma repórter, Cristiane Prizibisczki, e duas estagiárias, Nathália Duarte e Layla Marques – curiosamente eu –, apresenta uma rotina bem mais intensa.

Os “posts” são diários e o crivo, dos mais de cem “releases” enviados pelas assessorias de imprensa, é realizado pela editora, que aproveita para atualizar a home. E, na mesma freqüência, as repórteres postam, quase que simultaneamente, as ocorrências do dia: Jornalista detida em Teerã sob acusação de espionagem volta aos EUA e Jornalista do Diário de Cuiabá é condenado por ofender Igreja Universal. (notas publicadas hoje)

Nota: Questionado sobre qual seria o desafio da Revista Imprensa, Pedro Venceslau afirmou: “O desafio é voltar a circular dentro da tribo dos jornalistas como era nos anos 80, década que não perdíamos em números de circulação para publicações do Grupo Abril”.

Serviço: A redação da Revista Imprensa fica na Rua Rego Freitas, 454 – Conjunto 61 – Vila Buarque, São Paulo (SP). Contato: (11) 2117-5300. 

Anúncios

2 Respostas

  1. Não concordo muito com sua idéia.Um império deste não se rompe tão fácil. Há muitos interesses por detras desta cortina de ferro.

  2. Meus caros,

    Esqueci de informá-los que não estou mais trabalhando na revista Imprensa.
    Pronta para novos desafios!

    Grande abraço,
    Layla Marques

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: